FUNDAMENTOS
FUNDAMENTO DA CAPOEIRA ANGOLA
1-Sempre que dois angoleiros vão jogar, eles devem se agachar ao pé do berimbau e se benzerem.
2-Deve-se esperar o mestre cantar uma ladainha para que o jogo possa começar.
3-Durante o jogo, só se deve cantar corridos. Para se cantar uma nova ladainha, os dois jogadores devem estar acocorados ao pé do berimbau
4-Na capoeira Angola, não se deve cortar o jogo no meio, os dois jogadores devem começar acocorados ao pé do berimbau (na maioria dos grupos, pois alguns menos tradicionais, entram de um a um cortando o jogo.)
5-As chamadas para o passo a dois, só devem ser feitas nos toques de angola corrida ou chorada.
6-As chamadas para o passo a dois, só devem ser feitas, em muitos casos, para um capoeirista da mesma graduação o ou menos graduado, as chamadas nunca devem ser feitas para um capoeirista mais graduado, pois isso seria considerado falta de respeito. Quando me refiro a graduação, me refiro a aluno e mestre, pois na capoeira Angola não existe graduação, sendo que muitos grupos, usam a chamada para o passo a dois independente do aluno ser mais velho, estar começando ou já ser mestre, pois a maior das funções da chamada, é quebrar a dinâmica do jogo do adversário, sendo assim, indispensável para os novatos.
7-Quando o capoeirista faz uma chamada e bate o pé no chão, é sinal que ele quer te desafiar, jogar duro.
8-Quando o capoeirista não quiser entrar em uma chamada, pois ele não é obrigado, ou simplesmente não conhecer, ele deve voltar imediatamente ao pé do berimbau. Em muitos casos não aceitar uma chamada é sinal de desprezo.
9-No jogo de São Bento Grande de Angola, não se deve usar o passo a dois, e sim, a volta ao mundo. Isto, tomando muito cuidado com uma parada brusca do jogador que estiver na frente, podendo muitas vezes desferir um coice ou algum golpe parecido.
10-Quando o berimbau gunga fizer uma chamada, os dois jogadores devem voltar imediatamente para o pé do berimbau
11-Se o berimbau fizer uma chamada e um dos dois capoeiristas quiser continuar o jogo, basta fazer uma chamada para o passo a dois, tirando a autoridade do berimbau até a próxima chamada. Se o outro capoeirista quiser parar o jogo, basta ir para o pé do berimbau.
12-Quando os dois capoeiristas não forem jogar mais, eles devem voltar para o pé do berimbau e se benzerem. Pois quando os dois capoeiristas entram, eles pedem proteção, e quando saem, eles agradecem a proteção. É comum entre os angoleiros, uma oração que diz o seguinte: meu Deus dê proteção para nos dois e vitória para mim . Para aqueles que são do meio da Umbanda ou do Candomblé, é comum pedir proteção ao Orixá de frente (anjo de guarda), sendo que cada um deve pedir proteção ao seu Orixá . Esta oração, pode ser usada não só nas rodas de capoeira, mas também pode ser usada no dia a dia do capoeirista ou de qualquer filho de fé.
13-O Antigamente, os angoleiros jogavam de terno e gravata, sapato e chapéu, cartola e bengala. E geralmente, o terno era de cor clara, bege, cinza branco etc. Sem contar que quase todos carregavam uma navalha escondida.
14-A orquestra da capoeira Angola tradicional, é composta de três berimbaus (gunga, médio e viola), dois pandeiros, um atabaque, um agogô e um reco-reco
1-Sempre que dois angoleiros vão jogar, eles devem se agachar ao pé do berimbau e se benzerem.
2-Deve-se esperar o mestre cantar uma ladainha para que o jogo possa começar.
3-Durante o jogo, só se deve cantar corridos. Para se cantar uma nova ladainha, os dois jogadores devem estar acocorados ao pé do berimbau
4-Na capoeira Angola, não se deve cortar o jogo no meio, os dois jogadores devem começar acocorados ao pé do berimbau (na maioria dos grupos, pois alguns menos tradicionais, entram de um a um cortando o jogo.)
5-As chamadas para o passo a dois, só devem ser feitas nos toques de angola corrida ou chorada.
6-As chamadas para o passo a dois, só devem ser feitas, em muitos casos, para um capoeirista da mesma graduação o ou menos graduado, as chamadas nunca devem ser feitas para um capoeirista mais graduado, pois isso seria considerado falta de respeito. Quando me refiro a graduação, me refiro a aluno e mestre, pois na capoeira Angola não existe graduação, sendo que muitos grupos, usam a chamada para o passo a dois independente do aluno ser mais velho, estar começando ou já ser mestre, pois a maior das funções da chamada, é quebrar a dinâmica do jogo do adversário, sendo assim, indispensável para os novatos.
7-Quando o capoeirista faz uma chamada e bate o pé no chão, é sinal que ele quer te desafiar, jogar duro.
8-Quando o capoeirista não quiser entrar em uma chamada, pois ele não é obrigado, ou simplesmente não conhecer, ele deve voltar imediatamente ao pé do berimbau. Em muitos casos não aceitar uma chamada é sinal de desprezo.
9-No jogo de São Bento Grande de Angola, não se deve usar o passo a dois, e sim, a volta ao mundo. Isto, tomando muito cuidado com uma parada brusca do jogador que estiver na frente, podendo muitas vezes desferir um coice ou algum golpe parecido.
10-Quando o berimbau gunga fizer uma chamada, os dois jogadores devem voltar imediatamente para o pé do berimbau
11-Se o berimbau fizer uma chamada e um dos dois capoeiristas quiser continuar o jogo, basta fazer uma chamada para o passo a dois, tirando a autoridade do berimbau até a próxima chamada. Se o outro capoeirista quiser parar o jogo, basta ir para o pé do berimbau.
12-Quando os dois capoeiristas não forem jogar mais, eles devem voltar para o pé do berimbau e se benzerem. Pois quando os dois capoeiristas entram, eles pedem proteção, e quando saem, eles agradecem a proteção. É comum entre os angoleiros, uma oração que diz o seguinte: meu Deus dê proteção para nos dois e vitória para mim . Para aqueles que são do meio da Umbanda ou do Candomblé, é comum pedir proteção ao Orixá de frente (anjo de guarda), sendo que cada um deve pedir proteção ao seu Orixá . Esta oração, pode ser usada não só nas rodas de capoeira, mas também pode ser usada no dia a dia do capoeirista ou de qualquer filho de fé.
13-O Antigamente, os angoleiros jogavam de terno e gravata, sapato e chapéu, cartola e bengala. E geralmente, o terno era de cor clara, bege, cinza branco etc. Sem contar que quase todos carregavam uma navalha escondida.
14-A orquestra da capoeira Angola tradicional, é composta de três berimbaus (gunga, médio e viola), dois pandeiros, um atabaque, um agogô e um reco-reco