CAPOEIRA
CAPOEIRA – HISTÓRIA
Segundo Carvalho (2000), partindo do descobrimento do Brasil, por volta do ano de 1540 chegam os primeiros escravos negros, vindos de diversas partes da África e aqui foram misturados para não difundirem sua cultura.
Muitos destes escravos eram negros Bantus, da região de Angola, chegavam aqui em porões dos navios negreiros, ficando em condições sub-humanas (amordaçados, amarrados e torturados), alguns de tanta tristeza acabavam adoecendo e morrendo.
Esses negros eram transportados nos porões dos chamados navios negreiros ou tumbeiros, em condições precaríssimas e sub-humanas, onde muitos sucumbiam, por não agüentar os rigores de uma viagem longa, acometidos de doenças em virtude dos maus tratos (CARVALHO, 2000, p.3).
Devido à falta de documentos que registrem estas passagens, surgem controvérsias sobre as origens da Capoeira, se brasileira ou africana.
Há hipóteses de que a Capoeira foi criada aqui no Brasil em 1600 por escravos Bantus que vieram de Angola, ou que a Capoeira nasceu aqui através da mistura de muitas lutas, rituais e danças de várias partes da África, onde nas senzalas os escravos cantavam e dançavam para diminuir seu sofrimento.
Ainda segundo Carvalho (2000), é quando nesta mesma época surgem os primeiros Quilombos, após as invasões dos holandeses ao Brasil. Os Quilombos eram formados em sua grande maioria por negros fugidos da senzala em busca de liberdade, lá preservavam sua cultura e tradições.
O mais importante Quilombo foi o de Palmares (1604-1695), situado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas, liderados por Gamga-Zumba e Zumbi, abrigando mais de 30 mil pessoas, entre elas negros, índios, mestiços e brancos pobres.
Cessando o domínio dos holandeses, muito dos negros para não terem de voltar para as senzalas se suicidaram. Independente das suas origens, a Capoeira era uma forma de resistência dos escravos africanos, instrumento de libertação do negro contra a opressão do branco.
Desenvolveu-se em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, eram praticada em momentos de folga nas senzalas, usavam a ginga e a música junto com os golpes para que os capitães-do-mato não percebessem que estavam treinando para um possível ataque quando fugiam para os quilombos e precisavam defender-se deles.
DE ONDE VEM O TERMO CAPOEIRA
Segundo Moraes (2000), antes do tráfico de escravos, havia no Brasil somente índios que usavam algumas técnicas de agricultura, destacando-se a COIVARA e a KAPU’ERA.
Após a chegada dos negros escravizados que vinham para substituir os índios na monocultura de cana-de-açúcar, os mesmos não se desfizeram das técnicas já existentes e acabaram por usar a técnica da KAPU’ERA, que consistia em cortar o mato baixo para plantio posterior, diferente da técnica COIVARA onde os arbustos eram queimados.
Para Rego (1968), o termo Capoeira tem origem descendente da língua tupi-guarani, que segundo José de Alencar (1865) na primeira edição de Iracema, significa mata já cortada, mato virgem. Atualmente as opiniões são unânimes em aceitar que Capoeira vem de Kapoeira, que quer dizer roça abandonada, da qual o mato já tomou conta.
Também a palavra se liga ao canto de um pássaro chamado Capoeira, existente no Brasil, é uma espécie de perdiz pequena que anda, sempre em bandos no chão, muito procurada, esta espécie é atraída pelo assobio dos caçadores no mato.
O macho da ave Capoeira é muito ciumento e por isso trava lutas com os seus rivais, é onde associamos estes movimentos de luta ao jogo de Capoeira.
Hoje já temos a seguinte definição no dicionário da língua portuguesa: ‘Jogo atlético, com um sistema de ataque e defesa de caráter individual, com um sistema de ataque e defesa’ , junto de ‘terreno onde o mato foi roçado e/ou queimado para cultivo da terra, ou para outro fim’, e ainda ‘quem a pratica’ (FERREIRA, 2000, p. 129).
Capoeiras = Termo usado para designar aquele que pratica a Capoeira.
CAPOEIRA NOS DIAS DE HOJE
A prática da Capoeira hoje é muito grande, ela é bastante difundida entre os Grupos de Capoeira, através de seus eventos de Batizado (entrega e troca de graduações), e Campeonatos realizados, também pela mídia, que mostra a importância desta prática para o bem estar físico e mental do aluno, fazendo parte da cultura brasileira, formando o indivíduo em todos os aspectos, uma prática que desenvolve, levando á pratica de um esporte, uma simples atividade física, a uma filosofia de vida, ou como trabalho.
COMPONENTES DA CAPOEIRA
A MúsicaAtravés dos instrumentos musicais, se tem o ritmo do jogo, da movimentação, do comportamento dos praticantes, relaxa o Capoeirista e serve para mascarar suas emoções e intenções, e em segundo plano, aquele aluno que não quiser executar os movimentos de ataque e defesa, poderá cantar, compor músicas, tocar os instrumentos que também são ensinados no decorrer do aprendizado.
A prática da Capoeira é um acontecimento completo, onde a luta é estimulada e ritmada pelos sons dos instrumentos musicais típicos, e com o canto busca-se o comportamento social dos alunos.
Propiciando também a música dar ritmo, segundo Campos (2001, p. 131), facilita os alunos em seus treinos e no jogo, pois torna os movimentos mais bonitos, com mais técnica, os movimentos são feitos com maior economia e liberdade de expressão individual, diminuindo o cansaço e dando uma maior motivação.
Os instrumentos usados são :
• Berimbau: Instrumento de percussão, que dita o ritmo do jogo da Capoeira, feito com um arco de madeira preso a um fio de arame com uma cabaça presa em sua extremidade inferior.
• Dobrão: é uma moeda, ou pedra, utilizada no toque, que conforme a pressão dada ao encostá-la no arame produz diferentes sons no berimbau.
• Vaqueta: feita de madeira, tem a sua extremidade um pouco mais grossa, também tocando no arame para produzir som no berimbau conforme seus toques.
• Pandeiro: é um aro com ou sem guizos, onde se estica uma pele sobre este aro, geralmente tocado com as mãos.
• Agogô: de origem africana, possui duas campânulas de ferro unidas, percutidas com vareta do mesmo metal.
• Atabaque: espécie de tambor, feito com couro esticado em uma estrutura em cone feita de madeira, tocado com as mãos, também de origem africana.
• Reco-Reco: feito de bambu, contém gomos com rasgos entre eles e vai se passando a vareta de um lado para o outro se tirando sons rascantes e intermitentes.
• Caxixi: é uma pequena cesta trançada de vime com uma alça, dentro dela sementes, que são seguradas pelo tocador junto ao berimbau como um chocalho.
Exemplo de música:
A Capoeira e o Pescador
Ê, maré me leva, ê , maré me traz
Ê, maré me leva, ê , maré me traz (coro)
A vida do Capoeira. É como a do pescador
A onda balança o barco, e a ginga o jogador Refrão, (coro)
Eu, à noite olho as estrelas, para me orientar
Com Jesus dos navegantes, eh, quem me guia pelo mar Refrão, (coro)
O vento soprou nas velas, carregando a minha nau,
Na roda da Capoeira, quem me guia é o berimbau Refrão, (coro)
Às vezes a pesca é boa, às vezes, o jogo é bom
Mas quando nada dá certo, eu volto a tentar então Refrão, (coro)
Às vezes vem a traíra, um peixe que morde a mão
Na roda brilha a navalha, e os cinco salomão Refrão, (coro)
Golpes
Os golpes são os movimentos usados de defesa e ataque na prática da Capoeira, através deles treinam-se seqüências de movimentos que auxiliam na coordenação, equilíbrio, força, velocidade e resistência, é como se fossem perguntas e respostas, o aluno faz um movimento de pergunta “ataca”, e o outro responde com outro movimento “defesa”, podendo já perguntar em seguida, o “contra-ataque”.
Junto destes golpes usa-se a ginga, que segundo Campos (2001, p. 55), é o que torna a Capoeira uma prática totalmente distinta das outras artes marciais, com a ginga, podemos estudar o adversário, isto é, analisar e planejar qual ataque, ou finta de ataque será utilizada, é através da ginga que impomos ritmo ao nosso jogo, conforme o toque do berimbau, da ginga saem às esquivas, é onde colocamos toda a nossa expressão corporal, pois é onde o Capoeirista mostra seu próprio estilo de jogar, se descontrai, treina seus reflexos por ficarmos em constante movimento.
Segue o nome de alguns movimentos, golpes mais conhecidos:
Movimentos Básicos:
• Aú
• Cocorinha
• Negativa
• Role
• Ginga
• Martelo
• Meia lua de frente
• Meia lua de compasso
• Chapa• Gancho
• Queixada
• Armada
Movimentos Desequilibrantes:
• Arrastão
• Banda de costas
• Tesoura de costas
• Tesoura de frente
• Rasteiras
• Banda trançada
• Benção
• Cruz
• Crucifixo
• Vingativa
• Cabeçada
Capoeira Angola
Na Capoeira Angola predomina a malícia, Vicente Ferreira Pastinha (1889-1982) – Mestre Pastinha, “tomou conta” desta Capoeira tradicional, aperfeiçoando a arte centenária dos escravos, colocando regras, levou-a para dentro das academias, com um método de ensino se baseando em todo fundamento e tradição de antigamente, foi com ele que instituíram as cores amarela e preta para o uniforme dos angoleiros e definindo os instrumentos para angola sendo três berimbaus, dois pandeiros, atabaque, reco-reco e um agogô.
O jogo de Angola é um jogo de inteligência, resistência e muita mandinga, um jogo objetivo e bonito. Geralmente lento, usa movimentos acrobáticos, joga-se mais no chão e próximo ao companheiro em defesa, fintando movimentos para o ataque.
O jogo é sem pressa, com fluidez e evoluções , segundo Costa (1993, p. 51), “é antes de tudo um estado de espírito do jogador, onde se tem que respeitar o ritmo e o toque do berimbau [...]”.
O jogo de Angola começa com uma ladainha que é sempre cantando um fato ou uma história, depois se segue com uma chula que é um canto de louvor e para o desenvolver do jogo canta-se um corrido que é a continuidade da ladainha com pequenas estrofes.
Só canta-se a ladainha novamente se o jogo parar e dois novos jogadores recomeçarem o jogo.
CAPOEIRA É ESPORTE, É DANÇA, É LUTA, É JOGO
Esporte e Capoeira
Enquanto esporte a Capoeira deve ser entendida como uma atividade competitiva, realizada com técnicas, regras, habilidades e objetivos propostos pelas modalidades esportivas, dando-lhe significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes.
O esporte está a cada dia se ampliando, e ocupando um maior espaço em nossa sociedade. Com valores educacionais, de saúde, fazendo parte da vida das pessoas. Hoje o esporte nacional e internacional tem destaque nos meio de comunicação e em reflexões por parte de estudiosos, dentro da sua prática.
Trazendo a prática da Capoeira como esporte cooperativo, através do jogo de Capoeira nas rodas, os alunos se divertem, e todos têm sentimento devitória, há mistura de grupos gerando uma aceitação mútua, todos participam sem nenhuma exclusão, aprendem a compartilhar, ficam autoconfiantes, responsáveis a tomar atitudes, onde a cada jogo ele se depara com uma situação diferente da outra, podendo criar, planejar através de seu conhecimento e criatividade, acabam por se ajudarem, avaliam que seu resultado também depende da atuação de seus colegas, participam mais, são mais produtivos e qualificados.
O esporte firma o que é estabelecido pela sociedade, nossas diferenças, valores sociais, nos permite criar uma nova identidade ou reafirmá-la, dá espaço a contestações, tem função social. Através da mídia se impõe cada vez mais, segundo Macclancy (1996).
Dança e Capoeira
A dança é organizada com movimentos ritmados do corpo com ênfase no componente lúdico caracterizado na expressão artística e criativa de nossas emoções e sentimentos. Pois antes mesmo de nos comunicarmos com as palavras, usamos nosso próprio corpo, para expressarmos nossas emoções e sentimentos.
Ritmo e dança, andam juntos, pois temos a dança como expressão despojada do movimento, marcada pelo ritmo do dançarino, diferenciando-se dos movimentos comuns, que ao decorrer do tempo tornou-se complexa, sendo executada por pessoas e grupos organizados com características próprias e componentes socioculturais.
A prática da Capoeira vem incluir a dança, pois todo o aspecto da luta, do jogo, com a ginga, fintas, toda a mandinga é uma manifestação onde predomina a expressão corporal, o ritmo próprio que cada aluno tem e a própria luta, que disfarçada em dança era uma forma que os escravos tinham para esconder dos capitães-do-mato que estavam treinando movimentos de ataque.
Jogo e Capoeira
Para Huizinga (1996) o jogo tem conteúdo lúdico, e age em forma de jogo, mesmo nas execuções de necessidades básicas como a caça, para a sociedade mais primitiva tem caráter lúdico.
E mais que esporte, tem sentido como descarga e recarga de energia, satisfação, preparação e transformação para a vida cotidiana, realizações, autocontrole, pratica da competição.
Com a Capoeira, inclui-se à medida que a sua prática tem começo e fim, espaços delimitados, regras, pode repetir-se, cria ordem, é ordem, tem ritmo e equilíbrio, há uma luta constante por algo, metas.
CAPOEIRA NA ESCOLA
“A capoeira não é só cultura física, ela proporciona o desenvolvimento integral de quem a pratica” (Mestre Paulão).
A partir de experiências pessoais durante nossa formação, vimos pouco espaço dedicado à prática da Capoeira dentro do âmbito escolar, seja como parte das aulas de Educação Física, obrigatórias no ensino de primeiro e segundo graus, quanto como atividade extracurricular dentro da escola.
Percebemos uma maior aceitação de outras artes marciais, o judô por exemplo, e esquecendo que a Capoeira em sua prática e teoria aborda tanto aspectos físicos, habilidades motoras e o aspecto cultural através das músicas e representações folclóricas.
A prática da Capoeira na escola promove a integração entre alunos e professores , os projetos em torno desta prática tem como objetivo desenvolver os aspectos motores e psicológicos, onde obtem-se resultados positivos.
Muitas Universidades e Escolas Públicas, já adotam a prática da Capoeira em seu currículo escolar, alvo de grande interesse, e de muitas pesquisas, arte esta que traz fortes características dos negros, e para quem a pratica se enriquece não só dos valores técnicos enquanto luta, mas físicos, cognitivos com o que vem desde o passado.
Somando aos projetos desenvolvidos dentro das escolas, são também executados com crianças de rua, com os mesmos resultados, os desenvolvendo culturalmente, proporcionando oportunidades, trabalho este que leva a criança sem oportunidade de estudar, um ambiente que o orienta para a vida, tirando-as da rua.
A atuação do Educador de Capoeira na Escola
O educador de Capoeira não deve se descuidar da responsabilidade que lhe cabe como educador dentro da estrutura formal do ensino brasileiro, e dispondo de um dos poderosos instrumentos para formar o caráter de seus alunos, como atividade básica, aulas de Capoeira que é um jogo.
Este jogo oferece uma gama de oportunidades para a criação e o desenvolvimento de situações educacionais, onde através dela o aluno projeta a sua personalidade.
O jogo é uma escola de vida, onde todas as experiências podem ser vivenciadas à semelhança do que terão oportunidade de reproduzir em seu cotidiano.
A turma de aula é praticamente um grupo social, sob a liderança de um mestre. O professor simboliza a perfeita noção de autoridade. A soberania das regras dos jogos, a ambição da vitória, a força que impulsiona a todos na conquista de um objetivo comum.
Estes são fatores presentes na sociedade: o grupo social, a disputa, a autoridade e a lei. No jogo todos agem, interagem e reagem, se projetam os desonestos, os covardes, os apáticos, os ambiciosos, os desleais, os delatores, os líderes, os submissos.
Tratando-se de grupos de formação, cabe ao educador, com perseverança e serenidade, exercer eficiente ação educativa.
Não basta utilizar o trabalho físico como instrumento de desenvolvimento corporal, é preciso que este seja alcançado através da sedimentação e aperfeiçoamento de valores morais que formam o caráter e fundamentam o relacionamento social, entre eles a honestidade, lealdade, perseverança, cooperação, pontualidade, disciplina, humildade, liderança e respeito ao próximo.
Agindo desta forma, enfocando a Capoeira não como objetivo final, mas um meio de formação e preparo para a vida.
E estabelecendo de forma clara e objetiva os valores que devem reger uma sociedade e despertar nos alunos a sua importância para a ética social, acreditando que o caráter é moldado na infância, e os educadores devem desenvolver com a atividade física o espírito de cooperação e associação, trazido pela educação em abordagem humanista.
Com o objetivo da prática da Capoeira levando a formação e preparação dos alunos, enfatizam-se seus valores e funções na sociedade, o aluno aprendendo com as experiências, dando base para o seu futuro.
Para isso o educando atua com o objetivo de desenvolver nos alunos as capacidades tanto do movimento, como a de responder as situações impostas no cotidiano, e em atividades, esportivas ou não, conseguidas através da roda de Capoeira que exige, o aprendizado motor, cognitivo, afetivo-emocional, enfim, o educador associa a atividade física aos valores sociais que pretende passar aos alunos.